3.8.09

Expressionistas


É preciso criar desvio, uma linguagem capaz de se lançar para fora da língua. Vida foi reduzida em método de comunicação, e só. Baleia não é água! Homem é mais gesto que discurso. Fala é motor, não matéria da existência.

Há quem diga que letras e números nos separam do mundo. Concordo. Passei anos brincando de separar palavras de coisas. O problema é que até o raciocínio está preso dentro das palavras... Matemática viciada de expressão, não foi inventada para o que somos, mas para o que aspiramos dizer.

Eu queria mesmo era saber como o mar se chamaria se pudesse falar.

11 comentários:

Daniel. disse...

a linguagem é a união do não igual, assim como o conceito o é. a linguagem é uma bóia na qual agente se agarra,como diria meu amigo jairo. e nessa perspectiva a verdade seria um junção de metáforas e metonimias cuja origem foi perdida e esquecida, para que,por fim, seja possível que se diga: " eu existo".

Daniel. disse...

e quanto ao resto: salve salve don pedrito e as cores de cuba

Paixão, M. disse...

ô, moço! poxa, queremos muito esticar mais um pouquinho... rs.. acho que a cerimônia vai ter acabado, mas ainda estaremos aqui num papo bom :)

agora, sobre esse texto... você me lembra manoel de barros falando de verbo pegar delírio, me lembra mosé esmiuçando palavras. mas mesmo assim, é completamente você. e, expressionistas... título perfeito!

vou te segredar que acho que o mar se chama mesmo o barulho que deixa escapar pelas beiradas. aquele na areia, na pedra, no corpo da gente furando onda.

beijos, que bom que voltou!

Roberta Malta disse...

Escrever não é mergulhar. Mas tanto em relação ao motor e à matéria, vale à pena o desvio. Mergulhar mais e corromper a língua.

Clarice disse...

Saudades de ler-te, mas devo dizer, moço, o mar fala ...
beijos grande da janela, tem recadinho lá para vc.

Caetano disse...

o mar fala e grita. não precisa de um nome. quase nada precisa, chega de convenções.
como publicitário, adorei o título e a foto.
como leitor, adorei você ter voltado - em todos os sentidos.

Fernanda Fassarella disse...

"Eu queria mesmo era saber como o mar se chamaria se pudesse falar."

Você envolve as palavras num emaranhado de ondas perfeitas e azuis, e eu adoro navegar por aqui!

Me desculpe esse tempo longe. Vou voltar. Te escrevo pra saber da letra.

Um beijo!

Daykerson disse...

Passando para uma visita rápida. Gostei do que ví aqui. Meu blog andou inativo desde ano passado, mas resolvi reativa-lo, e agora estou buscando novos amigos blogueiros, e novas pessoas que gostem de escrever, como eu.
Posso linkar seu blogger no meu?
Passe pra uma visita quando puder!
Até!

Ludmila Clio disse...

Me desculpa, mas... PUTAQUEPARIL!!!
Que texto maravilhoso! Um soco na boca, um tapa na cara... ou simplesmente, um sussurro no pé do ouvido... tudo isso causa reações profundas, tais quais as palavras...

Paixão, M. disse...

ô, seu moço, que então você já pode parar de escrever, rs. mas não, não pare, que daí quem vai ficar com um vaziozinho a mais é quem te lê.

podemos fazer um escambo com uma das sete vidas de gato: lhe dou uma e você me dá assim uma barra de chocolate ao leite. acho que é troca justa, rs.

esperando aqui o momento de conversar com calma pelo msn.

beijos

Nathalia Valadares disse...

linda foto, como sempre.
Bjs